terça-feira, 4 de setembro de 2012

CASA ESPÍRITA JOSEPH GLEBER


Joseph Gleber nasceu na cidade de Hoffenbach, na Alemanha, no dia 15 de agosto de 1904. Era filho de judeus e, como tal, encontrou dificuldades para completar seus primeiros anos de estudo, devido ao imenso preconceito reinante e à frieza com que era tratado, embora tenha nascido em território alemão.
No Instituto de Física da Alemanha fez o curso superior, graduando-se em física. Em seguida viajou para a Áustria, onde se aperfeiçou na Universidade de Viena. Ainda na capital austríaca, graduou-se em medicina. Casou-se com Herta Misloy e retornou para a Alemanha, indo morar em Berlim, onde passou a trabalhar com medicina e lecionar física em comunidades judaicas. Em 1935 teve um filho, Rudolph, e outro em 1936, de nome Kleine. Durante estes anos desenvolveu longo contato com Enrico Fermi (1901-1954), físico italiano, o que lhe possibilitou maior aprofundamento em pesquisas atômicas junto com alguns cientistas que realizaram, na época, pesquisas na área.
Em consequência dos estudos e das muitas publicações que fizera em boletins especializados e, principalmente, das pesquisas realizadas sob a orientação de Albert Einstein (1879-1955) e outros grandes cientistas, Joseph Gleber foi convocado pelo governo da Alemanha para ingressar em sua equipe de física. Logo no início da Segunda Guerra, em 1939, os cientistas a serviço do governo alemão foram confinados em campos de estudo e laboratórios, que lhes foram cedidos para que desenvolvessem tecnologias com vistas ao aperfeiçoamento dos combustíveis utlizados pelos alemães. O Dr. Joseph Gleber não sabia que esses combustíveis alimentariam as destrutivas bombas voadoras, desenvolvidas por outro físico, as quais fizeram sofrer multidões de vidas inocentes.
Os nazistas subdividiam os trabalhos dos cientistas em equipes independentes. Por isso, essas pesquisas eram realizadas em etapas, de modo que apenas certos comandantes da inteligência hitlerista pudessem agrupar as partes pesquisadas e montar o quebra-cabeça.
Com base nesta lógica de subdivisão em equipes independentes, o governo de Hitler indicou pessoas de sua confiança - alguns cientistas como Joseph Gleber, Oppenheimer, Von Brown e outros físicos - para realizar os testes necessários à construção de uma bomba nuclear.
Joseph Gleber relata que percebeu a tempo o que se passava e as consequências, caso se dedicasse ao desenvolvimento desse projeto. Resolveu, então: não terminaria a parte que lhe competia, adiando ao máximo sua conclusão. Muito embora, os demais cientistas do regime já tivessem acabado o trabalho que lhes cabia, de nada adiantava, pois dependiam do seu, e ele nunca o dava por encerrado.
O alto escalão do governo hitlerista descobre que Joseph Gleber estava atrasando a entrega dos resultados. Joseph Gleber mantêm sua posição, ciente dos riscos que ele e sua família correria. Após meditar sobre o assunto, recorrendo aos seus valores morais, não hesitou. Preferiu sacrificar sua vida e da sua família a sentir na consciência o peso da destruição de milhões de vidas inocentes que sucumbiriam, caso a Alemanha obtivesse o domínio da bomba atômica.
E assim, no dia 13 de abril de 1942, Joseph Gleber, sua mulher e seus dois filhos foram levados para dentro de um forno

12 comentários:

  1. Fico feliz em poder compartilhar esse grande espírito que sempre nos ilumina com sua harmonia e paz...muita luz..

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. obrigado, com um pouco mais de estudo aprendemos um pouco da nossa vida espiritual..bjsjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. muito obrigado,o aprendizado e sempre importante..bjsjs

      Excluir
  4. Fiquei curiosa, Paulo, sobre como trabalha o espírito de Joseph Gleber hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Monica, temos mais espiritos nos guiando para o bem, Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Andre Luiz, entre outros,que em breve vou postar..bjsjs

      Excluir
  5. Respostas
    1. obrigado, um bom aprendizado sera importante, vamos conhecer em breve outros nomes, Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Andre Luiz..bjsjs

      Excluir
  6. PH, que bom ter descoberto o Blogger desta Casa maravilhosa. Que Deus e Nossos Senhor Jesus Abençoe todos. Tô com muita saudade de vcs, muita Luz e Paz meu Grande Irmão.

    ResponderExcluir